Página inicial > Saúde > Secretaria de Saúde realiza o segundo encontro com o Grupo de Hipertensos do Município

Saúde

• Publicado em: 23/07/2018 ás 12h38
  • Atualizado em: 23/07/2018 ás 12h38

Foi realizado na manhã de hoje dia 23 de julho de 2018, as 09h00 no Polo da Academia da Saúde de São Domingos a segunda reunião com o Grupo de Hipertensos de São Domingos, aonde na oportunidade foi realizada uma palestre com o Nutricionista Dr. Ricardo Resende, aonde tratou de assuntos relacionados a uma boa alimentação e os cuidados que devemos tomar com a nossa alimentação. Abaixo confira um pouco o que é a hipertensão.

O que é hipertensão arterial.

A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofra de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%.

Além disso, a doença também é a causadora de:

• 40% dos infartos;
  • 80% dos derrames;
  • 25% dos casos de insuficiência renal em todo o país.

Sintomas da hipertensão

Além do check-up que deve ser feito constantemente, é importante prestar atenção aos sintomas da hipertensão:

• Dor na região da nuca;
  • Visão embaçada;
  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Sangramento no nariz;
  • Náusea e vômito – esses normalmente aparecem em casos mais avançados.

Riscos

Se não tratada no momento certo e da forma correta, a hipertensão pode acarretar em diversas consequências:

• Insuficiência cardíaca;
  • Infarto do miocárdio;
  • Arritmias cardíacas;
  • Morte súbita;
  • Aneurismas;
  • Perda da visão;
  • Insuficiência renal crônica;
  • AVC isquêmico e hemorrágico;
  • Demência por micro infartos cerebrais;
  • Arteriosclerose.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.

Prefeitura Municipal de São Domingos – Acreditamos no Trabalho.

ARQUIVADO EM: Saúde